É PRECISO DECIDIR
Ninguém pode nos obrigar a seguir Jesus; ser cristão é uma decisão pessoal. Quem deseja ser crismado deve decidir livremente por Cristo, por seu projeto, e participar mais da comunidade, mudar de vida e ser mais fraterno.
Texto bíblico: Marcos 8,27-29
As opiniões são diversas acerca de Jesus Cristo: uns pensam que ele foi somente um profeta que falou naquele tempo e continua inspirando a vida das pessoas; outros, que ele foi apenas um ser iluminado por Deus, um espírito puro, como se fosse somente mensageiro de Deus; outros, que Jesus Cristo era ou somente divino ou somente humano. Para os cristãos, contudo, dizer que Jesus Cristo foi somente isso é desconhecer tudo o que os apóstolos e a Igreja ensinaram sobre ele. Jesus é o próprio Deus que se fez homem e veio habitar no meio de nós. É o Senhor e Salvador.
A palavra Jesus, traduzindo do hebraico, significa Deus salva. E Cristo vem da tradução grega do termo hebraico Messias, que quer dizer ungido.
Na fé da Igreja: Jesus é Deus
Jesus não é um iluminado, ele é a Luz. Ele é Deus: Deus Filho! O Filho de Deus, Jesus Cristo, não foi criado, porque ele é eterno com o Pai e o Espírito Santo. Ele não é, portanto, uma criatura de Deus, como nós somos. Só Jesus Cristo é o Salvador da Humanidade! Em todos os tempos, e também atualmente, há muitas ofertas de salvação. Há profetas e mensageiros que se acham no direito de conduzir a humanidade. Mas para nós, cristãos, Jesus Cristo é o único caminho que nos pode levar a Deus. Por isso, para revelar o caminho para o Pai, Jesus continua falando ao mundo e agindo nele através da sua Igreja, que é chamada a conduzir a humanidade para Jesus Cristo, Filho de Deus.
O que quer dizer Filho Unigênito e Primogênito? O Filho "Unigênito" é único, é o Filho próprio e eternamente amado do Pai. Já o termo "Primogênito" significa que ele é o primeiro dentre todos os irmãos. Jesus é nosso Deus que se fez nosso irmão. Ele é o modelo para os irmãos e irmãs que querem entrar em comunhão com o Pai. Por causa do Filho de Deus e unidos a ele nos tornamos herdeiros do Reino do Pai.
Sal da Terra e Luz do Mundo
Nossa fé em Jesus Cristo define nosso estilo de vida, nosso jeito de ser e agir no mundo. Com ele aprendemos a amar todas as pessoas, a perdoar os que nos ofendem, a amar até os nossos inimigos e trabalhar por um mundo melhor. Seguir Jesus Cristo significa entrar num caminho de felicidade para todos, mesmo que isso nos faça mudar a vida, evitando o egoísmo, a indiferença e a falta de atenção aos outros. Cada um de nós é chamado a se aproximar de Jesus para conhecê-lo, amá-lo e segui-lo.
Afinal, quem é Jesus para você?
Você está disposto a seguir nesse caminho de Jesus?
O que precisa mudar em você para seguir Jesus?
Nossa liberdade é feita de escolhas constantes e da consciência de que toda escolha terá consequências. A ninguém é dado o "dom da neutralidade" ou o direito à indiferença: ser humano é envolver-se profundamente com a realidade e nela interferir, para o bem ou para o mal. Nosso problema está em fazermos escolhas que desafiam nosso medo e nossa acomodação: optar pelo que é necessário e verdadeiro nem sempre é optar pelo mais fácil. Assim, se é verdade que possuímos livre-arbítrio em nossas decisões, também é verdade que Deus deseja que escolhamos a vida e o amor ao longo de nossa existência, pois assim nos tornamos cada vez mais aquilo que ele sonhou para nós: sua imagem e semelhança, seres livres e voltados para o amor.
Fonte: BRUSTOLIN, Leomar A. (Coord). Confirmados na fé: Crisma. São Paulo: Paulinas, 2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário